Como forma de perpetuar o espírito de Saramago, o Prémio continuará a ter como jurados escritores anteriormente galardoados com o prémio – nesta edição, Paulo José Miranda, Adriana Lisboa e Ondjaki –, bem como Pilar del Río, presidenta da Fundação José Saramago, Guilhermina Gomes, que assume a presidência do júri em representação da Fundação Círculo de Leitores, e Lídia Jorge, como membro honorário, ocupando o lugar deixado vago pela saudosa Nélida Piñon.
A obra vencedora será publicada e distribuída em todos os países da lusofonia. Concretamente, em Portugal, será publicada pelo Grupo Porto Editora, e, no Brasil, pela Globo Livros, sendo que a edição portuguesa será também distribuída e comercializada em todos os restantes países da lusofonia. Adicionalmente, será atribuído ao autor da obra um prémio no valor pecuniário de € 40.000,00 (quarenta mil euros), que será tratado como rendimento de propriedade intelectual.
As obras a admitir a concurso terão de ser apresentadas à Fundação Círculo de Leitores até 15 de maio de 2024. Para o efeito, os interessados deverão, a partir de 16 de novembro de 2023, registar-se na plataforma www.premiojosesaramago.pt, facultando os elementos de identificação do autor e de caracterização da obra que lhe sejam solicitados. Será também elemento imprescindível à apresentação de uma candidatura a aceitação do regulamento e a prestação de um conjunto de declarações relativas à autoria, originalidade e não oneração da obra, que não poderá ter sido apresentada a qualquer outro prémio, nos termos das minutas constantes da plataforma. A candidatura ficará completa por via do carregamento de um documento informático contendo a obra original, no formato e com as especificações técnicas indicadas na plataforma.
O vencedor do Prémio será anunciado em outubro ou novembro de 2024, num evento público com data e local a anunciar. A entrega do Prémio ao autor da obra vencedora será efetuada no referido evento. A Fundação Círculo de Leitores procederá à divulgação do Prémio através dos meios de comunicação social e das redes sociais, bem como através das Associações representativas dos Escritores de todos os países da lusofonia.