2022-01-07

Abertura das inscrições para a 12.ª edição do Prémio Literário José Saramago

A partir de amanhã, 8 de janeiro, os candidatos podem submeter ao Prémio Literário José Saramago os seus manuscritos para concorrer ao galardão.

Partilhar:

Até 31 de maio de 2022, os interessados poderão registar-se na plataforma www.premiojosesaramago.pt, facultando os elementos de identificação do autor e de caracterização da obra que lhe sejam solicitados.


Basta apresentar à Fundação Círculo de Leitores a sua obra literária inédita no domínio da ficção, romance ou novela, com um mínimo de 200 mil caracteres com espaços, escrita em língua portuguesa por pessoas com idade não superior a 40 anos, de qualquer país da lusofonia, excluindo as obras póstumas, bem como os autores que tenham já sido premiados em edições anteriores do Prémio.

A escolha da obra vencedora será efetuada pelo Júri com base numa seleção de obras finalistas que estará a cargo de uma Comissão Executiva, orientada pela Presidente do Júri, que verificará a regularidade formal das candidaturas recebidas e fará a leitura das obras admitidas a concurso. Integra a Comissão Executiva um Comité de Leitura, constituído, nesta edição, por Joana Matos Frias, Manuel Frias Martins e Paula Cristina Costa.

Nesta edição, o júri é composto por José Luís Peixoto, Prémio Literário José Saramago 2001; Gonçalo M. Tavares, Prémio Literário José Saramago 2005; Valter Hugo Mãe, Prémio Literário José Saramago 2007; João Tordo, Prémio Literário José Saramago 2009; Bruno Vieira Amaral, Prémio Literário José Saramago 2015; Pilar del Río, em representação da Fundação José Saramago; Guilhermina Gomes, em representação da Fundação Círculo de Leitores, que assumirá a Presidência do Júri; e Nélida Piñon, Membro Honorário.

A obra vencedora será publicada e distribuída em todos os países da lusofonia. Concretamente, em Portugal, será publicada pelo Grupo Porto Editora, e, no Brasil, pela Globo Livros, sendo que a edição portuguesa será distribuída e comercializada em todos os países da lusofonia em que não seja publicada localmente. Adicionalmente, será atribuído ao autor da obra um prémio no valor pecuniário de € 40 000,00 (quarenta mil euros).

O vencedor do Prémio será anunciado em outubro de 2022, num evento público com data e local a anunciar. A entrega do Prémio ao autor da obra vencedora será efetuada no referido evento.

O Prémio Literário José Saramago, instituído para celebrar a atribuição do Prémio Nobel de Literatura de 1998 a José Saramago e pensado como instrumento para a defesa da língua através do estímulo ao surgimento de jovens escritores da lusofonia, abre as candidaturas para a sua 12.ª edição no início do próximo ano.