FAQs

Perguntas frequentes

1. COMO POSSO CANDIDATAR-ME?

As obras admitidas a concurso terão de ser apresentadas à Fundação Círculo de Leitores até 15 de maio de 2024. Para o efeito, os interessados deverão registar-se na plataforma www.premiojosesaramago.pt e fazer a submissão do manuscrito na página Candidaturas.

 

2. QUAIS OS REQUISITOS PARA A APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA?

1. A obra literária a submeter deve ser inédita, do domínio da ficção (romance ou novela) e escrita em língua portuguesa e deve ter um mínimo de 200 mil caracteres com espaços;

2. Deve ser da autoria de escritor vivo com idade não superior a 40 anos, natural de qualquer país da lusofonia e que nunca tenha sido premiado em edições anteriores do Prémio.

 

3. QUAIS OS REQUISITOS PARA O FICHEIRO DO MANUSCRITO A SUBMETER?

1. O documento deve ser em formato PDF, composto em tipo de letra Garamond, tamanho 14 e com espaçamento de 1.5;

2. Deve conter o pseudónimo utilizado pelo autor na capa e no rodapé de todas as páginas, que deverão também ser numeradas no formato #página/#total de páginas do documento;

3. Não deve conter qualquer menção ao nome do candidato.

 

4. POSSO SUBMETER UMA OBRA DE QUALQUER GÉNERO LITERÁRIO?

Não. O Prémio distingue uma obra literária inédita no domínio da ficção, sendo que o género poderá ser apenas romance ou novela. As características, ou subgéneros literários, das obras que se enquadrem nesses dois géneros são da responsabilidade dos candidatos.

 

5. AS OBRAS SUBMETIDAS TERÃO DE SER OBRIGATORIAMENTE INÉDITAS?

Sim. O Prémio distingue uma obra literária inédita, pelo que não serão aceites manuscritos parcial ou integralmente publicados, ou que tenham sido apresentados a qualquer outro prémio.

 

6. POSSO SUBMETER MAIS DO QUE UMA OBRA?

Sim. Cada candidato poderá submeter mais do que um manuscrito, desde que sejam cumpridos os requisitos listados.

 

7. A OBRA APRESENTADA PODE TER SIDO TRABALHADA EM COAUTORIA?

Não. O Prémio Literário José Saramago não aceita obras trabalhadas em coautoria, pelo que a obra submetida deve ter sido redigida e ser da autoria de um único candidato.

 

8. QUAL O LIMITE DE IDADE PARA APRESENTAR A MINHA CANDIDATURA?

O Prémio distingue uma obra literária inédita apresentada por um escritor com idade não superior a 40 anos, natural de qualquer país da lusofonia. Serão aceites candidaturas submetidas por escritores com 40 anos celebrados até 8 de outubro de 2024.

 

9. FAÇO 41 ANOS NO DIA 8 DE OUTUBRO DE 2024 (OU EM DATA ANTERIOR), POSSO APRESENTAR A MINHA CANDIDATURA?

Não. Serão apenas aceites candidaturas submetidas por escritores com 40 anos celebrados até ao dia 8 de outubro de 2024.

 

10. PORQUE É QUE EXISTE LIMITAÇÃO DE IDADE NO PRÉMIO LITERÁRIO JOSÉ SARAMAGO?

A origem do Prémio Literário José Saramago remonta a 1999. Na altura, destinava-se a jovens escritores até 35 anos de idade. José Saramago defendeu que o prémio era um incentivo a que os jovens autores pudessem dedicar-se à escrita, dando-lhes a oportunidade que ele próprio não teve.

Este Prémio, que homenageia José Saramago, respeita essa vontade desde a primeira edição, tendo ajudado jovens autores que hoje têm reconhecimento nacional e internacional.

Dada a realidade social atual, e mantendo o espírito que norteou a sua criação, a entidade organizadora deste prémio ajustou as condições de candidatura, tendo, em 2022, alargado o limite de idade até aos 40 anos. Acreditamos que com esta medida as oportunidades serão ainda maiores para todos aqueles que procuram na Literatura o seu futuro e a sua vida.

 

11. COMO SÃO TRATADOS OS MEUS DADOS PESSOAIS E OS MANUSCRITOS SUBMETIDOS?

A Fundação Círculo de Leitores está empenhada em proteger a segurança e privacidade dos candidatos ao Prémio Literário José Saramago. Neste contexto, elaborou a Política de Privacidade que pode ser consultada aqui.

 

12. EM QUE CONSISTE O PRÉMIO?

A obra vencedora será publicada e distribuída em todos os países da lusofonia. Concretamente, em Portugal, será publicada pelo Grupo Porto Editora, e, no Brasil, pela Globo Livros, sendo que a edição portuguesa será também distribuída e comercializada em todos os países da lusofonia, com exceção do Brasil. Adicionalmente, será atribuído ao autor da obra um prémio no valor pecuniário de 40 000,00 € (quarenta mil euros), que será tratado como rendimento de propriedade intelectual.

 

13. QUAL A PERIODICIDADE DO PRÉMIO?

O Prémio Literário José Saramago decorre a cada dois anos.

 

14. QUEM COMPÕE O JÚRI?

O Prémio será atribuído a um único vencedor por um Júri composto por um mínimo de cinco e um máximo de dez jurados que incluirá escritores vencedores do Prémio Literário José Saramago, um representante da Fundação José Saramago, um representante da Fundação Círculo de Leitores, a quem caberá a Presidência, e eventuais Membros Honorários.

Composição do Júri na 13.ª edição:

- Paulo José Miranda – Prémio Literário José Saramago 1999
- Adriana Lisboa – Prémio Literário José Saramago 2003
- Ondjaki – Prémio Literário José Saramago 2013
- Pilar del Río – Fundação José Saramago
- Guilhermina Gomes – Fundação Círculo de Leitores – Presidente
- Lídia Jorge – Membro Honorário

 

15. COMO É FEITA A SELEÇÃO DA OBRA VENCEDORA?

A escolha da obra vencedora será efetuada pelo Júri com base numa seleção de obras finalistas que estará a cargo de uma Comissão Executiva, orientada pela presidência do Júri, que verificará a regularidade formal das candidaturas recebidas e fará a leitura das obras admitidas a concurso. Integra a Comissão Executiva um Comité de Leitura, constituído, nesta edição, por Manuel Frias Martins, Paula Cristina Costa e Ana Paula Tavares.

O Júri delibera com total independência e liberdade de critério, por maioria dos votos dos seus membros, cabendo a quem preside o voto de qualidade em caso de empate. O Prémio poderá não ser atribuído se o Júri considerar, por maioria, que as obras apresentadas a concurso não têm a qualidade exigida. As decisões do Júri são irrecorríveis.

 

16. QUANDO SERÁ FEITO O ANÚNCIO DO VENCEDOR E COMUNICADA A DATA DE CERIMÓNIA DE ENTREGA DO PRÉMIO?

O vencedor do Prémio será anunciado em outubro ou novembro de 2024, num evento público com data e local a anunciar. A entrega do Prémio ao autor da obra vencedora será efetuada no referido evento. Todas as informações serão sempre oportunamente disponibilizadas em www.premiojosesaramago.pt.

 

17. APÓS O ANÚNCIO DO VENCEDOR, RECEBEREI UM E-MAIL SOBRE O MOTIVO DE A MINHA OBRA NÃO TER SIDO ACEITE?

Não. Os candidatos que não tenham sido premiados não recebem um e-mail sobre os motivos que levaram à não-seleção da sua obra.

 

18. É POSSÍVEL RECEBER UMA AVALIAÇÃO/CRÍTICA AO MEU MANUSCRITO?

Não. Dada a elevada adesão ao Prémio Literário José Saramago, e a especificidade do concurso, não é possível apresentar uma avaliação/crítica às obras submetidas.

 

19. PORQUE NÃO RECEBI UM E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO?

Se, após a tentativa de submissão, não recebeu uma mensagem de sucesso na plataforma ou a confirmação no endereço de e-mail disponibilizado, a sua candidatura não foi efetuada com sucesso, pelo que deverá iniciar o processo novamente, a partir do primeiro passo.

 

20. NÃO CONSEGUI SUBMETER A MINHA CANDIDATURA. PORQUÊ?

Apenas se consideram candidaturas que respeitem os seguintes requisitos no processo de submissão:

- apresentação integral de elementos de identificação do autor e de caracterização da obra;
- fornecimento de contacto de e-mail válido;
- escolha correta do formato do ficheiro;
- carregamento de ficheiros a partir do computador (e não armazenados na Cloud ou em rede);
- aceitação do regulamento;
- prestação de um conjunto de declarações relativas à autoria, originalidade e não oneração da obra, que não poderá ter sido apresentada a qualquer outro prémio.

 

21. DUPLIQUEI A MINHA CANDIDATURA. E AGORA?

Em caso de submissão repetida, deve enviar um e-mail para o endereço [email protected], informando qual a candidatura que deve ser considerada válida.

 

22. SUBMETI O FICHEIRO E/OU INFORMAÇÕES ERRADAS. COMO DEVO PROCEDER?

No caso de ter carregado o ficheiro errado ou apresentado dados incorretos no processo de candidatura, deve enviar um e-mail para o endereço [email protected], pedindo a desconsideração dessa mesma candidatura. De seguida, deve iniciar o processo para submissão da obra a partir do primeiro passo.